Notícias

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

5-motivos-para-usar-a-Metologia-DISC-na-sua-empresaa5-motivos-para-usar-a-Metologia-DISC-na-sua-empresaa

5 motivos para usar a Metologia DISC na sua empresa

A Metodologia DISC é a base da ferramenta de assessment mais usada pelos Recursos Humanos.

Neste post aqui nós explicamos como ela surgiu, e como vem sendo utilizada por inúmeras empresas que buscam contratações mais assertivas, reunindo colaboradores engajados e confortáveis nos seus cargos.  Agora, nós daremos 5 motivos para você colocá-la em prática na sua empresa. E, acredite, há muito o que ganhar usando esta ferramenta.

5 razões para usar a Metodologia DISC

Você, gestor de RH ou líder de equipe, sabe a importância de ter uma equipe ajustada na mão. E não somente no sentido de cada um saber o que fazer, mas querer fazer.

Devemos manter os olhos abertos para qualquer tipo de oportunidade de promoção, remanejamento, ou até mesmo demissões. Mas, pense bem, não seria bom se já pudéssemos adiantar algumas destas situações no momento da contratação de um colaborador?

Com a Metodologia DISC, isso é possível. E tudo começa com autoconhecimento.

1. Autoconhecimento do profissional

Este é o primeiro motivo para utilizar a DISC na sua empresa. Ao fazer o questionário DISC, tanto gestores quanto os profissionais que desejam a vaga receberão um resultado que poderá mostrar as potencialidades deste profissional.

Esse “autoconhecimento” é importante para sabermos como agir no dia a dia, e não somente no trabalho. As relações pessoais também sofrerão mudanças para o positivo.

Sabemos que a vida pessoal não deve interferir na profissional, mas isso nem sempre é possível. Portanto, um colaborador que conhece a si mesmo, que sabe como agir de acordo com o ambiente em que se encontra, é um profissional que vale a pena contratar.

E a metodologia DISC serve para exatamente isso.

2. Trabalhar em equipe fica mais fácil

O trabalho em equipe é essencial em todo ambiente de trabalho.

Quando falamos da DISC, temos o teste como um criador de perfil de personalidade. Conhecer a personalidade de toda a equipe faz com que as pessoas sejam remanejadas da melhor maneira.

A empresa passa a contar com profissionais que se entendem e seguem os mesmos valores dentro do trabalho, e os profissionais se sentem à vontade ao lado de pessoas com as quais conseguem se conectar.

Todos saem ganhando.

3. Processo Seletivo mais assertivo

Tocaremos nessa tecla quantas vezes for necessário: um processo seletivo feito com DISC é melhor para as empresas.

Se você, gestor, ainda não usa a metodologia DISC na seleção de talentos, essa é a hora. A ferramenta ajuda a colocar o profissional na área certa, no cargo correto, aumentando a produtividade da empresa.

Um colaborador feliz e no lugar certo, faz com que a rotatividade na empresa diminua. Os talentos geram mais lucro, no final, se crescem e se desenvolvem no mesmo emprego.

O resultado disso é uma alta eficiência desde o momento da contratação.

4. Desenvolvimento pessoal de colaboradores

Este tópico pode ser visto como uma consequência do primeiro motivo para usar a metodologia DISC na sua empresa, o autoconhecimento.

A partir dele, o colaborador passa a entender os pontos de melhoria dentro da empresa e pessoalmente.

Você, como líder de equipe, pode indicar cursos aos profissionais para que a eficiência da equipe aumente. Agora, imagine um colaborador que perceba sozinho a oportunidade de melhorar seus estudos.

Essa autonomia é importante para a confiança do profissional. Ele se sentirá mais à vontade para encarar novos desafios e assumir responsabilidades.

5. Formação de novos líderes

Nem sempre é confortável pensar no seu sucessor. Mas todo líder, um dia, deve passar o bastão.

E a empresa que busca no DISC um futuro líder pode estar mais perto do sucesso a longo prazo.

Depois de conhecer a si mesmo e se desenvolver, o profissional passa a enxergar estas possibilidades nos outros. Um perfil de liderança pede isso: enxergar as potencialidades da pessoa ao lado.

É um processo complicado, claro. Mas a ferramenta DISC ajuda a encontrar este perfil no começo de carreira.

O que você está esperando para usar a metodologia DISC na sua empresa?

Os melhores gestores de grandes empresas já estão usando a ferramenta na hora de contratar novos profissionais.

Nós, da IdealDisc, desenvolvemos uma ferramenta DISC que pode ajudar você nesta jornada.

Se quiser fazer um teste, é só clicar no link aqui debaixo. Estaremos prontos para ajudar você e sua empresa na busca dos profissionais certos!

Clique aqui e faça o teste gratuito da ferramenta.

Leave a Comment