Compreender a fundo as diferentes métricas estratégicas de RH é a chave do sucesso para uma gestão assertiva. Atualmente, uma dessas medições é a porcentagem do absenteÃsmo no trabalho.
Por mais que muitos departamentos de recursos humanos, ou gestores, não prestem muita atenção a estes números, calcular e entender as suas causas é extremamente importante. Uma vez que seu resultado pode indicar uma cultura organizacional fraca, problemas no clima corporativo ou lideranças tóxicas.
Então, para te ajudar, preparamos este artigo. Continue a leitura até o final para aprender os pontos fundamentais desta métrica e como evitá-la de uma vez por todas.
Afinal, o que é absenteÃsmo no trabalho?
Como mencionado em um de nossos conteúdos anteriores, o absenteÃsmo é uma métrica que indica, em número (sejam dias ou horas) a ausência de colaboradores na organização. Através dela é possÃvel perceber sinais de alerta em sua equipe, como ambiente tóxico, cultura desalinhada ou cargos com alta taxa de turnover.
Qual a importância do absenteÃsmo no trabalho como métrica?
É normal haver absenteÃsmo no trabalho. O problema é quando esta porcentagem se torna superior a 4%. Isso indica que seus colaboradores estão mais propensos a se ausentar de suas tarefas.
Sem contar que quando isso acontece, a equipe acaba se sobrecarregando para compensar as entregas de quem não está presente. O que abre espaço para um baixo rendimento geral, descontentamento, conflitos, sensação de injustiça e até falta de confiança na liderança ou empresa.
Geralmente, os motivos mais comuns para a categoria de absenteÃsmo injustificado são atrasos decorrentes de trânsito ou problemas com transporte público. Já para os que são justificados, as causas vão desde situações que envolvem saúde ou famÃlia, como consultas médicas, até falecimento de entes queridos.
Não podemos deixar de mencionar também as ausências decorrentes de problemas emocionais e psicológicos que estão cada vez maiores. Por exemplo: ansiedade e Burnout.
Dicas práticas para evitar o absenteÃsmo no trabalho
1) Proporcionar qualidade de vida no trabalho
Investir em programas e benefÃcios que envolvem a saúde dos colaboradores, dentro e fora da organização, é uma das ideias mais práticas e vantajosas. Além de passar a mensagem de que a empresa se importa e cuida de seu time, isso acaba fortalecendo o employer branding.
Ao contrário do que muitos pensam, isso pode ser mais fácil de implementar do que esperado. Desde pequenas pausas para relaxamentos, alongamentos e meditações durante a jornada de trabalho, até a implementação de assinaturas de academia como benefÃcio junto ao convênio médico.
2) Compreender o perfil comportamental de seu equipe
Talvez a maneira mais prática e assertiva para compreender e evitar o absenteÃsmo no trabalho é saber o perfil comportamental de cada colaborador. Segundo a metodologia DISC toda pessoa possui um perfil de comportamento dominante, por assim dizer.
Entendendo qual é o mais forte em cada integrante de sua equipe, você consegue antecipar ou reagir conforme a situação aparecer. Por exemplo, uma pessoa com perfil cauteloso teria mais disposição para se ausentar em um ambiente desorganizado e sem regras. Enquanto uma pessoa influente precisa estar entre outros colaboradores e sentir que faz a diferença para se manter presente.
Por fim, o perfil dominante pode entrar em conflito com facilidade dependendo da situação, já que é muito autoconfiante e competitivo.
Você consegue entender como essas informações podem ajudar a reduzir os altos números de absenteÃsmo? Aliás, sabendo a melhor maneira de abordar cada perfil também é possÃvel compreender as causas do afastamento através de feedbacks honestos sobre problemas pessoais, clima organizacional e até liderança.
3) Verificar o perfil de potenciais candidatos
Por falar em DISC, com plataformas que utilizam esta metodologia, além de traçar o perfil de seus funcionários você poderá comparar o perfil dos potenciais candidatos com as vagas disponÃveis.
Isso ajudará a diminuir o absenteÃsmo, já que haverá uma redução de desalinhamento entre o perfil dos colaboradores e das empresas. Além disso, outra vantagem é a melhora na performance, no ambiente e na comunicação interna.
Agora você já sabe o que é e qual a importância de medir absenteÃsmo no trabalho, assim como maneiras práticas de evitá-lo. Por falar nisso, nossa plataforma DISC pode te ajudar a analisar estes dados e traçar estratégias efetivas para evitar este tipo de problemas.
Também tornamos seu processo de gestão mais assertivo, prático e produtivo. E a boa notÃcia é que você pode comprovar tudo isso realizando uma demonstração com o seu teste de perfil DISC gratuitamente. Aproveite!Â