Notícias

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

A importância de uma boa liderança para o faturamento de sua empresaA importância de uma boa liderança para o faturamento de sua empresa

A importância de uma boa liderança para o faturamento de sua empresa

Aprenda como um bom líder pode ser a peça que faltava para o seu faturamento

A maioria das vezes que pensamos em liderança, no meio empresarial, lembramos da imagem de um executivo rico mandando em todo mundo. Felizmente, nas últimas décadas essa imagem vem sendo substituída por uma mais correta. De um líder empático, inteligente, que saiba conversar e motivar seus colaboradores para manter o time em seu ápice de sucesso.

Essa mudança de imagem, tem sua origem no movimento das mudanças sociais. No qual valorizamos o humano, respeitando e aprendendo com a diversidade e particularidade de cada um.

Por este motivo, atualmente, para manter uma empresa e seus colaboradores não basta ter a melhor localização na cidade, ser a maior empresa no mercado, disponibilizar altos salários. É necessário ter um excelente grupo de líderes para mostrar o caminho certo a ser seguido.

Neste artigo iremos dialogar um pouco mais sobre liderança e suas vantagens, como por exemplo, como bons gestores podem contribuir para o aumento significativo do faturamento.

Mas afinal, o que é ser líder?

O primeiro exemplo negativo usado no início do texto para descrever a ideia de líder, não foi à toa. Ele foi utilizado justamente por ser a imagem do conceito de “chefe”.

Chefe é aquele que pouco se importa com os funcionários, prioriza seu lucro ou o da empresa antes de qualquer coisa. Em sua maioria, acredita em conceitos retrógrados, como pensar que produtividade é somente produzir mais.

Já o líder é aquele gestor que pensa primeiro no grupo de colaboradores que formam sua equipe. Obviamente, o mesmo estará preocupado também com o lucro, o faturamento, a imagem da empresa, seus custos, dentre outras especificidades. Porém, ele não colocaria isto antes da saúde de seus colaboradores, por exemplo.

Líder é aquele que motiva e conhece cada colaborador em seu time. É quem sabe efetuar uma organização e planejamento de projetos e tarefas perfeitos, reconhecendo cada ponto fraco e forte de seu time, e como usá-lo a seu favor. Além de estimular o clima de respeito e confiança, dá tudo de si para a empresa, levando seus colegas a fazer o mesmo.

Nessa hora, você deve estar se perguntando: e o que isso tem a ver com o meu faturamento? Continue este artigo para descobrir.

As vantagens de possuir um bom líder em sua equipe.

Com um bom líder em sua empresa, seu time estará sempre motivado e disposto a executar com excelência as tarefas designadas. Isto fara com que a produtividade geral da empresa se mantenha sempre no mais alto nível, assim como o atendimento de excelência entregue ao cliente.

Ademais, é sempre bom para a cultura empresarial que os líderes sejam as representações dos valores, ética e respeito que a empresa acha correto. Reforçar imagens de seres humanos empáticos, corretos, amigáveis e produtivos ajuda na hora de construir imagens positivas do negócio.

Como encontrar um bom líder?

A maioria das possuem habilidades para liderança, e se caso ela não existir, as mesmas podem ser desenvolvidas. Então, atualmente, a maioria das empresas investem em encontrar o líder ideal dentro de seu time de colaboradores.

Afinal, quem melhor do que um colaborador fiel que investiu tanto em sua empresa? Atualmente as empresas que mais crescem valorizam a retenção e valorização dos talentos internos. E vale destacar que quando bem orientados, esses colaboradores com altos potenciais e entregas acima da média acabam se tornando excelentes gestores.

Mas, como as empresas conseguem identificar esses profissionais?

A resposta para essa pergunta é simples: conhecendo os seus colaboradores. Por exemplo, com ferramentas de gestão de pessoas, como nossa a ferramenta DISC, os bons líderes conseguem conhecer a sua equipe.

Além de identificar o seu perfil comportamental, fica mais fácil de compreender quais são os pontos fortes, o que pode estar gerando um ambiente hostil e as melhorias a serem feitas. Outra vantagem é a base de dados que fica disponível para que sejam traçados planos de carreira e desenvolvimento mais assertivos, conforme o perfil de cada um.

Como resultado, bons gestores conseguem alocar as pessoas certas nas atividades certas, melhorar o engajamento, reter os principais talentos da equipe e estruturar planos de desenvolvimento que ajudarão no crescimento da empresa. Ou seja, esses gestores são peça chave para o faturamento positivo do negócio.

Agora que você conhece o impacto de um líder exemplar, que tal estudar novos assuntos que podem fazer a diferença na sua equipe?  Acesse o nosso blog

 

Leave a Comment