As diferentes personalidades no ambiente de trabalho

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

As-diferentes-personalidades-no-ambiente-de-trabalhoAs-diferentes-personalidades-no-ambiente-de-trabalho

As diferentes personalidades no ambiente de trabalho

Somos todos humanos, imperfeitos, e carregamos diversos traços de personalidade dentro da gente, muitas vezes conflitantes.

Mas ao usar a Metodologia DISC para traçar as diferentes personalidades no ambiente de trabalho, podemos ter uma base de como uma equipe reagirá a certo desafio, ou à chegada de um novo colega de equipe.

Quer saber como? Então continue com a gente neste post.

Traçando personalidades através dos fatores DISC

A metodologia DISC, como você já deve saber, se utiliza de 4 fatores para analisar o perfil de uma pessoa: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

É em cima destes quatro fatores que podemos traçar 4 diferentes personalidades no ambiente de trabalho, usando o teste DISC.

É bom lembrar que todos temos traços dos quatro fatores. Portanto, temos traços das 4 personalidades resultantes, cada uma prevalecendo em cima da outro dentro do no nosso ser.

As 4 principais personalidades no ambiente de trabalho

Em cima dos quatro fatores, temos o surgimento de quatro personalidades diferentes.

1ª Personalidade: Dominante

A primeira personalidade, em que o fator DISC da Dominância prevalece, indica pessoas decididas e motivadas por desafios. Estas pessoas costumam ser muito competitivas, despertando às vezes sentimentos de raiva quando em busca de resultados.

2ª Personalidade: Influente

A Influência é o fator que prevalece na segunda personalidade. Diferente do dominante, o influente é motivado por liberdade e criatividade, buscando sempre o relacionamento com a equipe e boa conversa para entender o outro lado. Pessoas com este perfil são inspiradoras e populares, e levam otimismo e confiança para os outros à sua volta.

3ª Personalidade: Estável

Como a palavra já diz, o fator Estabilidade é o que prevalece aqui. Profissionais com personalidade estável buscam colaboração e, adivinha só? Estabilidade no ambiente de trabalho. Pessoas assim não costumam demonstrar emoções, mas são leais aos colegas de equipe e ao trabalho exercido. São pessoas sinceras, agradáveis e muito boas ouvintes.

4ª Personalidade: Cautelosa

A última personalidade leva o fator Conformidade como prevalecente. Os profissionais cautelosos são analíticos, e simplesmente amam seguir regras. Buscam precisão no trabalho, e são motivados por alto padrão e eficiência. Pessoas com este perfil são analíticas, perfeccionistas, mas podem sofrer com o medo da quebra de padrões, quando as regras não são seguidas por outros colaboradores.

Como lidar com as diferentes personalidades?

Em posts futuros nós entraremos em detalhes sobre cada personalidade. Por enquanto, você deve saber o seguinte: lidar com pessoas é sempre um desafio, não importa o perfil dela.

Você, gestor de equipe ou profissional de RH, já deve ter percebido isso. Aliás, nós aprendemos isso desde criança, quando o primeiro coleguinha tirou o brinquedo de nossa mão e tivemos que aceitar que devemos emprestar nossas coisas. E isso pode até ser uma boa metáfora para mostrar a reação dos diferentes perfis em uma situação de desconforto.

Lide com as personalidades sabendo que todos nós carregamos esses 4 perfis dentro de nós. Essa é a melhor dica de todas. Somos todos diferentes, mas carregamos esse elo em comum.

Pessoas são sempre pessoas. E pessoas são complexas.

Quer saber qual é o seu perfil profissional?

Faça uma demonstração gratuita da nossa ferramenta. Prometemos que você se surpreenderá com o resultado.

É só clicar no link abaixo que ajudamos você e sua empresa nessa eterna busca pelo conhecimento e evolução.

Clique aqui para fazer a demonstração GRÁTIS.

Escrito por 41

O autor ainda não colocou informações sobre se perfil

Leave a Comment