Notícias

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

Como a humanização no ambiente de trabalho pode alavancar a sua empresa?Como a humanização no ambiente de trabalho pode alavancar a sua empresa?

Como a humanização no ambiente de trabalho pode alavancar a sua empresa?

Conheça um pouco mais sobre humanização no ambiente de trabalho e o quanto ela pode beneficiar sua empresa.

Durante um longo período, inúmeras empresas seguiam a mentalidade de que os colaboradores são nada mais do que apenas números. Ainda nesse sentido, muitos gestores acreditavam que o único objetivo de sua existência era trazer grandes quantias de lucro, usando poucos recursos da empresa. Logo, a humanização no ambiente de trabalho era quase inexistente.

Entretanto, esse cenário está muito diferente. Hoje, sabemos o quanto os profissionais são peça chave dentro das organizações e como um ambiente de trabalho hostil e competitivo, sem qualquer resquício de uma boa relação entre colaboradores e empresa pode afetar, e muito, a qualidade final.

Para entender melhor essa mudança, continue a leitura.

Respeito gera confiança.

Humanização no ambiente de trabalho nada mais é do que reconhecer seu colaborador como pessoa e investir nisto. Mas como algo tão simples pode fazer tanta diferença?

Quando o colaborador sente que é somente mais um dentre muitos, o seu nível de produtividade e seu estado emocional começam a cair com o passar do tempo. Isso não afeta apenas ele, mas também a sua entrega final e a satisfação do cliente. Por outro lado, quando ele se sente reconhecido, a sua produtividade aumenta, melhorando seu estado emocional e o relacionamento com os colegas.

Mas, como podemos saber se estamos estimulando o ambiente e os colaboradores da melhor maneira? Uma dica valiosa é começar por um RH humanizado. É através dele que se encontra a compreensão de quem é o colaborador, quais seus pontos fortes e fracos, onde ele pode crescer e como fazê-lo crescer.

RH humanizado.

O setor de RH que procura a melhor forma de humanizar o ambiente de trabalho é formado por profissionais e ferramentas que estimulam o respeito ao colaborador e suas particularidades. Nesse sentido, a compreensão de seus pontos fortes e fracos é essencial.

Além disso, é importante conhecer o potencial de cada um, saber como ajudar no desenvolvimento, planejar o melhor momento para uma promoção, entre muitos outros fatores que contribuíam para um ambiente com a máxima qualidade de vida e desempenho.

E quais são essas ferramentas?

Uma destas ferramentas é chamada de assessment, popularmente conhecida como DISC. Baseada na teoria do psicólogo norte-americano William M. Marston, na qual, de uma maneira simplificada, existem quatro perfis comportamentais em que a maioria das pessoas se encaixam: a dominância, a influência, a conformidade e a estabilidade.

É com a ajuda destes perfis, após testes e entrevistas, que o RH entende, direciona e acompanha cada colaborador de perto de uma maneira pessoal e humanizada.

Ou seja, além de melhorar a produtividade geral dos colaboradores, a empresa passa a ficar mais organizada e atinge seu potencial máximo de funcionalidade. Já imaginou como seria evitar o desperdício de talentos e funções, o stress gerado por um clima de competitividade e falta de segurança?

É possível aprimorar o resultado e o relacionamento com os seus clientes, criando uma posição de destaque para a sua empresa no mercado em que se encontra.

Como alavancar com DISC.

Com o DISC o colaborador certo estará na função mais assertiva para o seu perfil, favorecendo o seu desempenho.

Não é à toa que atualmente a maioria das grandes empresas utilizam a ferramenta DISC em seu departamento de RH. Além de ser completa, a metodologia leva em conta cada a diversidade de cada colaborador, estimulando a humanização no ambiente de trabalho.

Para alavancar sua empresa com a ajuda do DISC, é necessário um entendimento mais profundo sobre a ferramenta e sua metodologia. Por isso, te convidamos para participar do nosso Seminário Avançado DISC, clique aqui para saber mais e aproveitar benefícios exclusivos.

Confira também:

Teste DISC: a ferramenta para desenvolver sua equipe

Leave a Comment