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Para muitas pessoas o uso de inteligência artificial no RH está fora de cogitação. Afinal, muitos ainda associam essa tecnologia com jogos, multiverso, chatbots para atendimento ao cliente ou até mesmo aniquilação de empregos.

Porém, essa ideia não poderia estar mais equivocada. Isso porque, inteligência artificial é toda ferramenta, app, software ou máquina que aprende e reproduz comportamentos, raciocínios ou emoções humanas. Ou seja, ela pode ser utilizada para aprimorar processos e funções de qualquer setor de uma corporação.

Não é por acaso que esse tema anda em alta, já que muitos trabalhadores se sentem inseguros em serem substituídos por máquinas no ambiente de trabalho. Sendo assim, a idealDisc preparou esse artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre IA no RH.

O uso de inteligência artificial no RH traz riscos para a diminuição do capital humano no setor?

Ao contrário do que alguns possam acreditar, a inteligência artificial não substituirá o capital humano de uma organização. Além de precisar de pessoas para alimentar e gerenciar sua base de dados, são seres humanos que criam e projetam essa tecnologia.

Seu objetivo é simplificar os processos burocráticos e fornecer informações concretas e impessoais para a tomada de decisão dos líderes e gestores. Inclusive, a maioria das organizações atualmente já utilizam alguma forma de tecnologia no seu dia a dia, como softwares ou plataformas digitais para gestão de pessoas.

Como a inteligência artificial funciona no RH?

A partir de programas, ferramentas e apps com tecnologia IA para otimizar os processos de um departamento de recursos humanos de forma mais profunda e assertiva que as tecnologias atuais.

Lembrando que hoje, as ferramentas e plataformas que fazem análises profundas de dados e otimizam rotinas operacionais, sem o auxílio da inteligência artificial, já fazem parte da maioria das equipes de RH, pois os resultados são excelentes. Especialmente quando falamos de controle de ponto, folha de pagamento, gestão de performance e desenvolvimento, recrutamento e seleção, análises comportamentais ou até mesmo para otimizar a organização e comunicação das equipes.

1) Gestão de desempenho

As ferramentas para auxiliar na gestão de desempenho dos colaboradores são as tecnologias mais utilizadas no RH. Afinal, além de poupar recursos e esforços de gestores, ela traz dados concretos e estratégicos que tornam a análise de dados e tomada de decisão mais assertivas.

Também existem plataformas baseadas em perfis comportamentais que auxiliam no entendimento de cada colaborador, permitindo, inclusive, que ele seja alocado em cargos mais alinhados com o seu perfil. Essas plataformas também permitem a análise do perfil comportamental de uma equipe ou departamento, melhorando significativamente a sinergia entre os integrantes. 

2) Recrutamento e seleção

Agora, um dos avanços mais desejados quando falamos em inteligência artificial para o RH, é o relacionado aos sistemas de recrutamento e seleção. Afinal, quanto melhor for a seleção e filtragem de currículos e candidatos para os cargos disponíveis, melhores serão os resultados e o lucro da organização.

Hoje já existem plataformas que otimizam, e muito, todo esse processo. O que tem permitido muita economia e retorno para as empresas. Mas, a verdade é que quanto melhor for a inteligência utilizada para essa tomada de decisão, menores serão os impactos negativos de contratar um profissional que não se encaixa com a cultura organizacional ou com o perfil da equipe. 

3) Adaptação e engajamento dos colaboradores

Por fim, não podemos deixar de mencionar outra tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço no RH: chatbots e assistentes virtuais para tornar o período de teste, adaptação e integração dos colaboradores ainda mais prática. Essas plataformas são semelhantes aos chatbots de atendimento que estamos acostumados, e são alimentados pela equipe de TI com dados sobre todos os processos e informações da organização, como cultura, valores e diretrizes.

Ou seja, já é possível construir uma jornada de onboarding personalizada para cada cargo e departamento, reforçando as informações mais relevantes para a inclusão e adaptação de cada profissional. 

E não para por aí, em algumas empresas os chatbots estão ajudando nas ações que priorizam o engajamento dos colaboradores. Isso porque eles ajudam na coleta de reclamações ou feedbacks positivos da equipe. 

Viu só como a tecnologia já é capaz de auxiliar as empresas. Agora, imagina tudo isso no futuro com os avanços da inteligência artificial. Quantos processos burocráticos ou decisões erradas poderão ser evitadas? 

Vantagens da inteligência artificial no RH

Definitivamente a principal vantagem é que o uso de IA torna o seu RH em um setor estratégico e protagonista. Isso significa que toda a decisão passa por uma análise de dados e planejamento assertivo para alcançar as metas definidas que condiz com a realidade e objetivos da empresa, sem perder a humanização em seus processos. Além disso, o uso da IA traz para a sua gestão:

  • Maior produtividade e desempenho;
  • Melhor alocação de recursos humanos ou financeiros;
  • Melhora no clima organizacional e na integração de equipes;
  • Queda no número de turnover, absenteísmo, quiet quitting e outras formas de desligamento;
  • Auxilia na detecção e solução de falhas e problemas em processos ou produtividade;
  • Humanizam a gestão de pessoas;
  • Captação e retenção de talentos assertiva;
  • Comunicação interna eficiente e ágil;

Agora você já sabe que a Inteligência Artificial no RH é algo que já faz parte da rotina e traz benefícios a maioria das lideranças atuais. Não se esqueça de acompanhar nosso Instagram, Facebook e LinkedIn para se manter atualizado sobre novidades na área de gestão humana estratégica e assertiva.

 

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