Ao contrário do que muitos pensam, o departamento de recursos humanos não é responsável somente pelos pagamentos e organização das escalas de férias. É em seu RH que acontece o planejamento e análise das principais estratégias da empresa.
Por exemplo, são os funcionários deste setor que criam e acompanham as métricas mais eficientes sobre pontos cruciais do desempenho, desenvolvimento e satisfação. Por isso, termos como KPIs, PDIs, avaliação de desempenho, análises de perfil comportamental, fit cultural, R&S estão ligados diretamente a este setor.
Não é por acaso que atualmente ele vem ganhando cada vez mais reconhecimento de coordenadores, diretores e CEO de organizações de todos os tamanhos. Mas, saber se seus processos e ferramentas estão alinhados com a empresa é fundamental para um bom funcionamento.
Sendo assim, preparamos este artigo para te ajudar a descobrir um pouco mais dos principais indicadores para RH.
Qual a importância das métricas para o seu RH ?
É através da coleta e análise de um grupo de dados sobre os colaboradores, a performance dos departamentos, a satisfação interna, a qualidade das lideranças e até mesmo da marca empregadora que se compreende a atual situação da empresa. Com esses dados é possÃvel analisar se ela ainda se mantém alinhada com a cultura e missão inicial, se está alcançando as metas planejadas ou como anda a sua competitividade no mercado.
Ou seja, é através destes indicadores que é possÃvel planejar e acompanhar de diversas maneiras cada colaborador. Deste modo, cada gestor consegue compreender profundamente a situação de cada integrante de sua equipe, também como o conjunto total.
Assim, crescimento, evolução, integração, lealdade e alto desempenho se tornam mais do que parte da rotina de todos os funcionários. Esses valores acabam se tornando pilares da cultura organizacional espontaneamente.
Mas, para serem realmente efetivas é preciso estudar quais os tipos de métricas, ou indicadores, realmente ajudarão o seu RH a obter resultados assertivos. Só assim você poderá traçar objetivos e estratégias realistas. Afinal, não adianta gastar recursos e tempo com informações que não ajudam a planejar o desenvolvimento das equipes ou da organização, não é mesmo?Â
Principais métricas para o seu RH
1) Turnover
Provavelmente você não deve mais aguentar ler sobre turnover e suas consequências. Justamente por isso sabe como é fundamental investir em ações para manter este indicador baixo. Este também é um dos motivos desta ser uma das principais métricas utilizadas no RH atualmente.
O ideal é que ela seja no máximo 5%. Para descobrir a sua taxa de turnover você pode utilizar ferramentas digitais ou fórmulas. Lembrando que para fazer o cálculo desta métrica é preciso levar em conta os três tipos de desligamento: funcional, o disfuncional e o involuntário.
2) AbsenteÃsmo
Um importante indicador que também ajuda a entender como anda a satisfação dos colaboradores com a empresa é o nÃvel de absenteÃsmo. Ou seja, o número e o tipo de vezes que cada colaborador não compareceu ou se atrasou. Aliás, existem três tipos de absenteÃsmo:
- Justificado: quando o colaborador avisa a empresa que faltará e apresenta uma justificativa como, por exemplo, um atestado médico.
- Injustificado: onde não há aviso sobre a falta/atraso ou o aviso é feito em cima da hora sem uma comprovação. Geralmente são por questões imprevisÃveis como, por exemplo, problemas pessoais.
- PresenteÃsmo: Também conhecido como emocional, é quando o colaborador está presente fisicamente mas não emocionalmente, causando baixa produtividade.
3) Retorno sobre investimento (ROI)
Acompanhar o retorno de cada colaborador é extremamente importante para a administração de seus recursos humanos. Afinal, você o faz com o intuito de conseguir resultados positivos, assim como qualquer tipo de investimento.
Por isso, saber a taxa de ROI sobre cada um de seus funcionários auxilia na tomada de decisões. Não somente em questão de se preparar para eventuais outplacements, mas para determinar se os treinamentos atuais estão sendo os mais assertivos possÃveis.Â
Como está a saúde do seu RH?
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as métricas do RH é sua vez de fazer os cálculos para descobrir se as ações, planejamentos e ferramentas estão trazendo bons resultados.Â
Por fim, lembre-se que você pode contar com a ajuda da idealDisc para melhorar a saúde do seu RH e as tomadas de decisões sobre recrutamento & seleção, desenvolvimento, promoções e movimentações internas. Com a nossa plataforma, empresas de todos os tamanhos conseguem aplicar testes de perfil comportamental para receber análises profundas sobre colaboradores, equipes e até correlações entre cargos e profissionais.Â
Fale com um de nossos especialistas agora mesmo para descobrir como podemos te ajudar!