Personalidade Dominante: como lidar com ela no ambiente de trabalho

A Personalidade Dominante, traçada pela metodologia DISC, está presente em pessoas decididas e motivadas por desafios, aparecendo como característica de grandes líderes.

Mas você sabe como ela pode aparecer no ambiente de trabalho?

Neste texto, responderemos a esta pergunta e daremos dicas para você lidar com esta característica tão marcante em vários profissionais. Portanto vamos lá!

O que é Personalidade Dominante?

Na metodologia DISC (uma das principais ferramentas de assessment utilizada no mundo) profissionais de RH e gestores de equipe usam 4 fatores para traçar o perfil de um profissional. E a letra D de DISC vem exatamente da Dominância, que nomeia este post do blog.

Todos apresentamos traços dos quatro fatores. Mas pessoas cujo fator principal é o da dominância costumam ser profissionais decididos e motivados por desafios. Estes profissionais têm boa chance de se tornar grandes líderes, e assumir riscos dos quais outras pessoas fugiriam.

Estas pessoas também são, geralmente, competitivas, com constante busca por resultados.

Ponto de atenção nas pessoas de perfil dominante

Provavelmente você não saiba, mas líderes políticos e executivos de alto escalão muitas vezes apresentam forte personalidade dominante.

Uma dica valiosa é sempre oferecer orientação para profissionais com esse perfil, sem isso é possível que em alguns momentos uma pessoa dominante possa ultrapassar os limites do convívio profissional e acabar criando casos de bullying ou intimidação. Para um ambiente de trabalho, é preciso ficar alerta.

Mais importante, porém, é perceber quando este profissional está pronto para assumir mais responsabilidades, exercendo assim um papel de liderança na equipe. Afinal, toda empresa deve investir na formação de novos líderes.

Como reconhecer pessoas dominantes

Algumas características podem se sobressair em algumas pessoas com este perfil. Portanto, não leve estas dicas ao pé da letra.

Cada pessoa é única e tem seus defeitos e suas qualidades. De maneira geral, porém, os seguintes pontos podem ajudar você a reconhecer pessoas dominantes.

  • Elas são autoconfiantes: mesmo que pareçam arrogantes a quem vê de fora, a autoconfiança pode trazer pró-atividade. E essa é uma característica a se valorizar.
  • Elas vão direto ao ponto: pessoas dominantes não têm medo de se comunicar. Elas não enrolam e falam de uma vez o que pensam sobre determinado assunto.
  • Elas são impacientes: pessoas com personalidade dominante não gostam de
    ficar estagnadas. Elas evitam detalhes exagerados, fazendo com que deem
    pouca atenção ao trabalho em equipe.
  • Elas são determinadas: e por isso são velozes na hora de tomar decisões,
    mesmo que importantes. Isso é bom, mas pode resultar em alguns deslizes por
    confiar demais na própria habilidade sem consultar alguém com mais
    conhecimento no assunto.
  • Elas são assertivas: assumir a liderança em situações difíceis? Pessoas
    dominantes são assim. Essa é uma característica muito valorizada em
    empresas que lidam com alta pressão no dia a dia de trabalho.

A melhor maneira de lidar com personalidades dominantes

Tendo em mente mais uma vez que cada pessoa tem suas peculiaridades, falaremos
de modo sucinto sobre como lidar com pessoas dominantes.

E a primeira dica é essa: seja sucinto. Lembra que elas não gostam de muitos
detalhes ou enrolação? Pois é, ao falar com elas, mantenha sempre o contato visual
para passar confiança e vá direto ao assunto.

Incentivar o trabalho em equipe também é de extrema importância. Enquanto você
mostra as qualidades dos outros membros da equipe, tente explicar para a pessoa
dominante o valor do time e dos desafios superados em equipe. Isso é essencial para
que ela se torne o líder que pode vir a se tornar.

O reconhecimento pelo trabalho destas pessoas é essencial para que elas se sintam
engajadas e se abram para discutir sobre temas que antes não teriam paciência para
conversar.

Tudo isso parte do bom senso de sempre tratar bem o colega de trabalho ou seu
colaborador. Por isso, conhecer melhor esta pessoa através de um Teste DISC, por
exemplo, torna-se cada vez mais importante.

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