Notícias

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

planejamento-de-rhplanejamento-de-rh

4 Dicas para você aprimorar o planejamento de RH da sua empresa

Com um novo ciclo se iniciando é necessário um novo planejamento de RH para sua empresa, e é isso que vamos te ensinar.

Ano novo, vida nova e com isso uma nova lista de desejos para 2020. Mas não adianta nada ter uma lista de desejos sem um bom planejamento para executá-la, não é mesmo?

Sabemos que um desejo sem um claro objetivo, é apenas isto, um desejo. Por isso, preparamos este artigo para te ensinar quatro dicas de planejamento de RH. Continue a leitura para saber mais. 

1. Conheça o cenário atual 

Por onde começar? Essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas. Por isso, uma boa dica é revisar o que está dando certo e o que está dando errado. 

Antes de mais nada, faça um levantamento das informações que você possui sobre o negócio e o ambiente como um todo. Pesquise com seus colaboradores, converse com os líderes de cada departamento, faça um levantamento dos feedbacks recebidos ou até mesmo encontre outras fontes que achar mais adequada para sua empresa. 

Pesquisa feita e dados levantados, é a hora dos seus colaboradores de RH entrarem em ação. Eles devem avaliar o que está dando certo na empresa, e se isto pode melhorar, porque não há nada melhor do que atingir o máximo de seu potencial. Também reconheça onde os erros ocorrem, e como fazer para evitá-los neste novo ciclo que se inicia. 

2. O que o seu time precisa alcançar? Trace metas assertivas

Agora que você já sabe o que está dando certo, e o que pode ser aperfeiçoado, está na hora de traçar suas metas e objetivos. Mas qual a melhor maneira de se fazer isso? 

Bom, tanto o planejamento, quanto as metas, são específicos e pessoal, feito por uma pessoa ou grupo de colaboradores para uma empresa. Após reunir as pessoas certas, será necessário definir o objetivo final: o que a sua empresa precisa este ano? O que o RH precisa entregar? Como é possível alcançar? Em quanto tempo? Essa é a hora de pensar no famoso pote de ouro no final do arco-íris corporativo. 

Feito isto, você já está pronto para traçar as metas, que nada mais são do que os pequenos, médios e grandes passos que te levarão ao resultado. 

Lembre-se que as metas devem ser mensuradas e avaliadas com frequência para saber se você está no caminho certo. Sem isso, a sua equipe de RH pode ficar perdida e deixar de atingir os resultados esperados. 

3. Humanização e trabalho em equipe: o segredo do sucesso

Uma das tarefas mais complicadas de uma empresa é a gestão de pessoas, uma vez que cada pessoa vem com a sua bagagem de vida e as suas particularidades. E é justamente nas diferenças que muitas vezes surgem as dificuldades. 

Deste modo, é de fundamental importância para a empresa, e principalmente para o planejamento de RH, que o ambiente instalado entre os colaboradores, e a relação entre empresa e colaborador, seja a mais empática e respeitosa possível. Será que realmente essa mentalidade ajuda na execução das metas e objetivos? 

Uma organização com uma boa relação interpessoal acaba sendo mais saudável. Tal fator, impacta positivamente na produtividade, no respeito e engajamento. O número de queixas e problemas caem, assim como o número de afastamento por problemas de saúde e demissões voluntárias dos colaboradores. 

E como isso acaba ajudando no planejamento de RH? Além das vantagens listadas acima, um bom clima corporativo ajuda os colaboradores a confiar em seus líderes, assim como nos projetos que lhe são dados, fazendo com que as metas sejam cumpridas dentro do prazo e com mais facilidade, ocorrendo do mesmo modo com os objetivos finais.

4. Organização é a chave do sucesso. 

Por fim, tenha em mente que para qualquer coisa funcionar é necessária uma ótima organização. E não seria diferente em um bom RH. 

Além de uma equipe de excelentes colaboradores especializados em recursos humanos, existem diversas ferramentas no mercado que os auxiliam. Uma delas, por exemplo, é a ferramenta DISC, que ajuda a potencializar o desempenho dos colaboradores. 

Com DISC, você consegue identificar o perfil comportamental que relaciona adequadamente o colaborador com o cargo disponível. Além de relatórios comparativos, para saber os pontos fortes e fracos de cada profissional e como aprimorá-lo. 

Para saber mais sobre a ferramenta DISC e ficar por dentro das nossas novidades sobre gestão de pessoas, siga a idealDisc no Linkedin e Instagram.

Leave a Comment