Notícias

Sobre recrutamento e seleção com aplicações DISC

Teste DISC a ferramenta para desenvolver sua equipeTeste DISC a ferramenta para desenvolver sua equipe

Teste DISC: a ferramenta para desenvolver sua equipe

O Teste DISC, criado através da Metodologia DISC, é a melhor ferramenta para desenvolver sua equipe. E nós vamos mostrar por quê.

Neste post você vai entender brevemente como o teste vem sendo utilizado por diversas empresas como ferramenta de assessment, além de entender como a escolha pelo teste pode ser a diferença entre a evolução ou não da sua equipe, e consequentemente do negócio em que ela está inserida.

Portanto vamos começar pelo básico.

O formato da ferramenta

O teste DISC funciona através de um questionário criado em cima dos 4 fatores da metodologia DISC: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Durante o preenchimento deste questionário, o profissional deve responder perguntas sobre características pessoais e comportamento, opiniões e preferências.

Esse é um formato já conhecido de todos. Das provas escolares e da faculdade aos testes do Buzzfeed na internet, os questionários são bem difundidos nas novas gerações de colaboradores, e até mesmo das mais experientes. É de fácil compreensão, simples e intuitivo, e mesmo que um pouco longo, não se torna cansativo.

Bom também para o RH

Na ferramenta própria da idealDisc, o resultado do teste também ajuda o RH. E ela já está sendo usada por diversas empresas como Coca-Cola, Unimed e Nubank para selecionar os melhores candidatos para seu quadro de colaboradores.

De modo explicativo e claro, o RH conseguirá entender a visão de mundo do candidato. Lendo textos corridos e analisando gráficos, será possível medir, através dos quatro fatores DISC, se o profissional é a opção mais assertiva para uma certa vaga.

Mas o teste também é muito importante para quem já tem uma equipe montada.

Desenvolvendo sua equipe com o Teste DISC

Imagine o seguinte cenário:

Você, líder de área na sua empresa, conversou com o RH para que juntos conseguissem formar uma equipe formidável. Cinco pessoas foram contratadas, e a paz reinou durante 2 meses. No início do terceiro mês, duas pessoas tiveram certos… problemas entre si. Outras duas tomaram partido na discussão, e o quinto elemento da equação simplesmente ficou parado, olhando o circo pegar fogo. Agora, você tem uma equipe dividida em dois grupinhos, incluindo um profissional que não fala absolutamente nada sobre o ocorrido, como se nada de errado estivesse acontecendo.

Quer saber como o Teste DISC ajudaria você neste caso?

Traçamento de perfil com o Teste DISC

Se, no momento da contratação, essa empresa fictícia tivesse usado uma ferramenta poderosa de assessment com metodologia DISC, saberiam o perfil de cada profissional selecionado. Aliás, saberiam isso logo depois da entrevista.

O teste ajuda tanto profissional quanto no pessoal. Um colaborador que tem autoconhecimento sabe agir e reagir da melhor maneira dentro do ambiente de trabalho, independentemente de quais personalidades seus colegas de trabalho apresentem.

Com os perfis definidos, podemos desenvolver a equipe em pontos importantes como:

 

  • Melhorar o trabalho em equipe: parece básico, mas é primordial. Pessoas que se conhecem, e que conhecem a si mesmas, trabalham melhor em equipe. É o primeiro passo para que os profissionais cresçam juntos e produzam ainda mais.
  • Recompensar os colaboradores da maneira correta: cada perfil profissional tem suas motivações e medos. Ao conhecê-los, um líder pode, por exemplo, recompensar um colaborador com um cargo de liderança, um aumento salarial, uma placa de funcionário do mês, ou simplesmente uma renovação de contrato para mostrar segurança. Cada perfil preferiria uma destas alternativas.
  • Formar novas lideranças na empresa: muito cacique pra pouco índio não é a melhor maneira de colocar este item em prática. Mas pensa comigo. Uma empresa em crescimento consequentemente gerará novos cargos e áreas. E novas áreas demandam novos líderes. Com o teste DISC, você saberá a quem passar esta responsabilidade.

 

Estas são apenas 3 maneiras de desenvolver sua equipe através da ferramenta que é o Teste DISC. Cada equipe funciona de um jeito, e cada empresa foca em determinado tipo ou tipos de colaboradores.

Cabe a você conhecer seu negócio, usar a ferramenta da maneira que mais se encaixa na filosofia da empresa, e começar o processo de desenvolvimento de uma equipe de dar inveja.

Que tal fazer agora mesmo uma demonstração da ferramenta?

Assim, se você gostar da ferramenta da idealDisc, já saberá o que esperar dos resultados de perfis comportamentais da sua equipe e de possíveis novos colaboradores.

A demonstração é gratuita, e um de nossos especialistas falará com você por e-mail.

Clique aqui e descubra como o Teste DISC pode mudar sua empresa!

Leave a Comment